MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

Mensagem  Marcela em Qua 18 Maio 2011, 22:30


COMO MEDITAR?



Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.


ELIMINE DISTRAÇÕES

Primeiramente devemos escolher um local silencioso, arejado e limpo. O quarto de dormir é o ideal.
Depois devemos nos acomodar em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover.
Pode-se se sentar com as pernas cruzadas ao estilo oriental ou deitar-se com a barriga para cima, as pernas esticadas e os pés unidos.

ORGANIZE-SE


Esse tempo será só seu, então disponha de um tempo em seu dia só para ela. Lembre-se sempre quando medita é uma forma de mostrar para o seu corpo que está tudo bem e não existe cura quando estamos tensões e com preocupações martelando nossas cabeças

CONCENTRES-SE

Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar-lhe as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.

DEIXE OS PENSAMENTOS PASSAR

No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este facto é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.

COM O PASSAR DO TEMPO
Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.

TIRE SUAS DUVIDAS
Com que regularidade devo meditar?



Não existe uma regra absoluta. Se apenas conseguir meditar uma vez por dia, não há problema. O importante é criar a rotina. Comece com uma vez por dia e depois veja se naturalmente se sente bem em tentar duas vezes por dia. Por quanto tempo devo meditar? Pode meditar entre 5 minutos e o tempo que quiser. Comece devagar e mantenha-se confortável. É importante que no início tenha séries de pequenas experiências positivas. Não adianta estar 2 horas a meditar em esforço, só vai fazer com que desista mais depressa. E se eu adormecer? Se tiver por hábito praticar meditação deitada(o) e adormecer todas as vezes, deve considerar fazê-lo sentada(o). Se adormece sempre significa que não está a meditar corretamente.
Meditar está a provocar-me dores no corpo.
Se tem por hábito meditar sentada(o) e com uma má postura, o seu corpo acabará por reagir e isso provocará inquietude – uma distracção no processo de meditação. Se a dor não for intensa, aprenda a lidar com ela e aceite-a. É uma boa oportunidade de observar o que se passa com o seu corpo, incluindo aprender a lidar com sentimentos desconfortáveis. À medida que o tempo passa, será cada vez mais fácil de ignorar e saber aceitar estas sensações.
Como devo sentir-me quando medito?
Cada pessoa tem sensações diferentes quando medita. Passado algum tempo de incluir esta rotina na sua vida, vai começar a sentir-se contente, em paz e feliz. Aceite o facto de no início achar que a sua mente está um autêntico caos. Não desista e acredite que é uma questão de tempo persistência até começar a tirar partido desta actividade.
Devo fechar os olhos?
Pode meditar com os olhos abertos ou fechados. Em geral, é recomendado meditar-se com os olhos fechados, pois ajudá-la(o)-ão a concentrar-se na sua respiração, por exemplo. Mas se preferir concentrar-se em algo externo, como por exemplo uma árvore, uma flor, umas plantas, ou o mar, faça-o. Lembre-se que a meditação é suposto ser uma actividade divertida, faça aquilo que sentir que é bom para si.

Cada pessoa deve praticar a meditação (ou qualquer outra prática) respeitando seus limites, ou seja, começar praticando por pouco tempo e, gradativamente, ir aumentando o tempo da prática. Se forçar a concentração por longo tempo logo de início, pode ser que ocorram dores de cabeça ou mesmo tontura. (Não se assuste isso é uma reação normal).


Última edição por Marcela_Moderadora em Ter 24 Maio 2011, 00:18, editado 3 vez(es)
avatar
Marcela

Mensagens : 75
Idade : 24
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

Mensagem  kell32 em Sex 20 Maio 2011, 22:14

MARCELA,

SEI QUE MEDITA É IMPORTANTE. MAS QUANDO TEREI TEMPO??
ENTRO NO QUARTO PRA MEDITAR, E TEM BARULHO DE ONIBUS, PELA MANHA BARULHO DE NOVO,RS
QUAL MELHOR HORÁRIO PELO DIA???
avatar
kell32

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/05/2011
Localização : Brasilia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

Mensagem  Marcela em Sab 21 Maio 2011, 02:22

Kell o horário onde e como é com você amiga, onde você consiga liberar sua mente para relaxar. Hoje existem muitas técnicas que conduzem o estado meditativo (livros, gravações, vídeos que são transmitidas por meditadores mais experientes). No inicio quando não se tem muito tempo de meditação esses artifícios contam muito. Pessoas que não tem o costume de meditar tem muita dificuldade em meditar em lugares com qualquer barulho que possa tirar a concentração, outras pessoas que já praticam a meditação a muito tempo conseguem meditar em qualquer lugar, qualquer hora e em qualquer situação até mesmo no meio de um transito por exemplo. Bem no começo que comecei a meditar usava audios ( Louse Hay, Dr. Lair Ribeiro que em breve teremos aqui no site) como tinha muita dificuldade em me concentrar porque na minha rua o barulho também é muito grande, passei todos os meu audios para meu celular (ou mp3) colocava os fone no ouvido, assim só escutava o que havia no audio. Foi assim que ''aprendi'' a meditar. Com o passar do tempo tirei os fones mais continua com os audios. Os barulhos da rua já não era mais problema pois quando me concentrava era como se eles se desaparece-cem. Aprendi a meditar nas madrugadas onde o barulho é menos. Hoje medito todos os dias mais muitas vezes não uso mais os audios consigo meditar a tarde por exemplo porém tenho muito pela frente ainda. Te recomendo a fazer isso ajuda bastante. A meditação é um processo de auto-conhecimento que demora um tempo para se atingir um nível alto. Quando chegamos a esse ponto na meditação é como se nós conhecermos o nosso mestre interior, muitas pessoas os vem de varias formas, uma luz, um homem de idade com uma grande barba etc... É esse mestre que nós respondera todas as perguntas será o nosso conselheiro. Boa Sorte! Very Happy
avatar
Marcela

Mensagens : 75
Idade : 24
Data de inscrição : 18/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum